P
|
or que estudar Língua Inglesa?
Caro aluno, com
certeza você já deve ter ouvido algo sobre a importância de se saber um idioma
além daquele que você já domina, não? Então você também ouviu sobre o quão
fundamental é o domínio eficaz da Língua Inglesa, seja ela para o mercado de
trabalho, em que a referida língua pode abrir e ao mesmo tempo fechar portas
das empresas para você, ou para viagens de negócios ou lazer. Estamos vivendo
num mundo globalizado, em que, a qualquer lugar que você vá, há a necessidade
de pelo menos saber um outro idioma, sendo este preferencialmente o inglês, que
é dominado praticamente por pessoas no mundo todo.
Você já parou
para pensar o quanto as palavras da língua inglesa estão adentrando ao nosso
idioma? Acredito sinceramente que você já tenha ouvido pelo menos uma vez as
palavras notebook, shopping, e-mail,
internet, lan house, pet shop, pen drive, etc. Todas essas palavras vem de
que idioma? E outra: as músicas que você ouve, são todas em português?
Por acaso você
já ouviu determinada música em inglês, e ficou muito curioso para saber o que
ela estava dizendo, chegando a ir buscar a tradução dela e quando encontrou
ficou completamente decepcionado? Pois é, essa, entre as razões citadas acima,
apontam a necessidade de se saber outro idioma.
De início,
claro que surgirão algumas dúvidas quanto à significação de algumas palavras e
a maneira correta de falá-las, pois o sistema sonoro da língua inglesa é
totalmente diferente do nosso. É o caso, por exemplo, das vogais: na língua
portuguesa temos apenas cinco vogais (a, e, i, o, u) e sete sons (a, e, é, i, o,
ó, u) e na língua inglesa temos as mesmas cinco vogais com quatorze sons
diferentes.
Da mesma forma
que o português, a língua inglesa apresenta vários níveis de linguagem: o padrão, que é aquele mais culto, encontrado
nas obras de literatura e nos livros didáticos, por exemplo, e o inglês coloquial, aquele utilizado pelas
pessoas em geral, sem o emprego correto de regras de funcionamento da língua,
como as gírias, tipos específicos de linguagem que envolvam certos grupos de
pessoas e, muitas vezes, essa variante da língua é encontrada em músicas,
filmes, etc. Nesta apostila daremos
enfoque ao nível padrão da linguagem e sutilmente apontaremos alguns itens de
nível menos formal.
Caro aluno, do not be afraid! (não se preocupe!). No
decorrer do curso você aprenderá isso e muito mais.
N
|
ow it is your turn!
(Agora é sua vez!)
Agora que você
já sabe algumas diferenças entre a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa, escreva
abaixo algumas palavras em inglês que você já tenha ouvido (não se preocupe em
escrever certo ou errado). Escreva também o nome de outros lugares, além dos
citados no texto, em que podemos ver palavras de língua inglesa ao nosso redor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B
|
reve
Histórico da Língua Inglesa
Os ingleses atuais descendem de vários povos,
principalmente dos saxões, anglos e normandos.
Na Antigüidade, a Inglaterra foi dominada pelos romanos, que aí
deixaram como sinal de sua passagem várias construções e sua influência na língua inglesa.
Devido à
situação geográfica de ilha, a Inglaterra desenvolveu uma poderosa marinha
mercante, que estabeleceu forte
comércio com povos do mundo todo. No século XVIII começou na Inglaterra um
processo notável nas indústrias (revolução
industrial), com a invenção das máquinas de fiar, máquina a vapor e máquinas
agrícolas.
Os
ingleses desenvolveram muito a arte militar e no século passado e começo
deste exerceram domínio político e comercial sobre muitas colônias,
principalmente na África e na Ásia.
Os ingleses contribuíram com a cultura universal através de
grandes filósofos, artistas e literatos, destacando-se William Shakespeare, Francis
Bacon e Isaac Newton.
Ficaram famosas as universidades de Cambridge e
Oxford, nas proximidades de Londres.
No campo da moda e da música, os ingleses têm
influenciado grandemente vários países.
V
|
eja
abaixo alguns países que falam Língua Inglesa:
Texto e imagem adaptados de New Dinamic English vol.1 – Bertolin &
Siqueira
N
|
ow it is your
turn! Para
não esquecer anote abaixo alguns países que falam a língua inglesa.
_________________________________________________________________________
L
|
inguagem
escrita. Artigos: a/an/the
Os
artigos funcionam como determinantes das palavras que eles antecedem, indicando
número e gênero, ou seja, se a palavra está no plural ou no singular, masculino
ou feminino, referindo-se a homem ou a mulher de modo geral.
A (um, uma): utilizamos em frente a palavras que
estão no singular e que tenham som inicial de consoante.
Ex.:
A car, a cat, a pencil, a book, etc. (um carro / um gato ou uma gata / um lápis
/ um livro)
An (um,
uma): utilizamos em frente a palavras que estão no singular e que
tenham som inicial de vogal.
Ex.: An airplane, an engineer, an architect, etc. (um
avião / um engenheiro / um arquiteto)
Shrek is a monster. Xuxa is an artist.
N
|
ow it is your
turn! (confira
as respostas no final deste módulo)
Na
lista da direita você encontrará os substantivos, ou seja, as pessoas ou
personagens, e na lista da esquerda as personagens ou suas profissões. Faça a
correspondência correta entre eles usando a
ou an, lembrando sempre colocar is
antes do artigo. Veja o exemplo logo
acima e boa sorte!
Jim
Carrey __________________________ president
Pluto_______________________________ singer
Madonna___________________________ artist
Ronaldo____________________________ journalist
Willian Bonner______________________ actor
Xuxa_______________________________ dog
Lula_______________________________ soccer
player
O artigo a/an não é usado antes de
palavras que estejam no plural.
|
Identifique
no quadro abaixo os objetos, coisas ou animais e coloque o artigo a/an quando
necessário.
ice cream – chairs
– children – egg – bus – flowers – cow – horse
|
Take note: Os artigos a/an são chamados de artigos
indefinidos.
The: é usado antes de palavras que sejam masculinas ou femininas,
singular ou plural.
Ex.: The
street, the frog, the cow, the boys, the children, the flowers. (a rua / o sapo / a vaca / os meninos / as crianças / as flores.)
N
|
ow it is your
turn! (confira
as respostas no final deste módulo)
|
A seguir temos perguntas curtas e respostas
curtas. Observe o uso do the e responda o que
se pede seguindo a tabela abaixo. Veja o exemplo:
Ex.: The Barigui? A park. The cat? An animal.
The Polar? The
Mart?
The Cuba? The
dog?
The Atlantic? The Tiete?
T
|
o be: affirmative, present and subejct pronoums
O verbo To be, é um dos
verbos mais importantes da Língua Inglesa, seu significado é ser/estar e nós
temos diferentes maneiras de conjugá-lo na forma afirmativa no presente, ou
seja, no momento em que estamos falando.
Veja abaixo
|
As formas afirmativas do presente do Verbo To Be são:
I am Eu
sou/estou
You are Você
é/está
He is Ele
é/está
She is Ela
é/está
It is Ele/ela
é/está
You are Vocês
são/estão
We are Nós
somos/estamos
They are Eles
são/estão
N
|
ow it is your
turn! (confira
as respostas no final deste módulo)
Reescreva as frases usando as formas corretas
do verbo to be:
Ser/Estar
a)
I ___ a Singer.
b)
He ___ a pilot.
c)
Bob __ a soccer player.
d)
My mother __ at home.
e)
Will Smith __ an actor.
f)
Julia Roberts __ an actress.
g)
Coperfield __ a magician.
h)
Lula __ a president.
i)
John Travolta __ a star movie.
j)
Bruce Willis __ an actor.
Existem formas de se abreviar as
palavras am, is e are, sendo chamada de forma contraída, veja como ficam
essas palavras em sua forma contraída: ‘m, ‘s, ‘re.
|
I’m American. You’re a student. We’re
free. She’s Italian.
N
|
ow it is your
turn! (confira
as respostas no final deste módulo)
Escreva no
espaço abaixo o verbo To Be em sua forma contraída:
_______________ _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ _______________
As palavras He, She, It, They, podem ser
usados no lugar dos nomes das pessoas a que estão se referindo:
Demi Moore is
a star. Guga
is a Tennis player.
She is a
star. He
is a Tennis player.
N
|
ow it is your
turn! (confira
as respostas no final deste módulo)
Faça frases substituindo os nomes que estão
entre parênteses por He, she, ou it:
a)
(Beyonce) is a great singer.
b)
(Shakira) is a beautiful woman.
c)
(Bento Pope) is a good man.
d)
(Barigui ) is a Park.
e)
( Paraná) is a state.
f)
(Afonso Pena) is an airport.
g)
( The birds and the flowers) are beautiful.
h)
(Ronaldo and Dunga) are soccer players.
i)
(Rose) is a kind of flower.
j)
(Marcos) is an English teacher.
k)
(Peter) is a truck driver.
l)
(Santa Catarina and Paraná) are states of south of Brazil.
m)
(Pink) is a dog.
T
|
o
be: negative, present
Para fazer a forma negativa do verbo To Be no presente colocamos a
palavra not depois do verbo. Veja logo abaixo:
Johnny Deep is not a teacher. Luciano is not
a teacher.
He is an actor. He
is a famous person on TV.
N
|
ow it is your
turn! (confira
as respostas no final deste módulo)
Corrija as
frases abaixo reescrevendo-as e colocando as informações corretas.
Ex.: Robbin Willians is a housekeeper. (an
actor)
Robbin Willians is not a housekeeper. He
is an actor.
a)
We are in Canada now. ( Brazil)
b)
Brazil is a small country. (large)
c)
Demi Moore is ugly. (beautiful)
d)
Bananas are blue. ( yellow)
e)
The Brazilian flag is red. (green, yellow, blue, and white)
f)
I am an engineer. (a teacher)
g)
The Sun is a planet. ( a star)
N
|
ow it is your
turn! (confira
as respostas no final deste módulo)
Vamos ver se você sabe alguns números em inglês. Organize as
letras a ponto que formem o numero correto Para corrigir suas respostas vá até
o final desse módulo.
1 – eno: 2
– wto: 3 – rhtee: 4- ruof: 5 – efiv:
6 – xis: 7 – neves: 8 – hgtie: 9 – enin: 10 – nte:
Agora faça o
mesmo com as cores:
1 – cklab 2
– nrege: 3 –
llowey 4
–eubl
5 – edr 6
- heiwt 5
– argy 6
knpi:
T
|
o
be: interrogative, present
O verbo To Be na sua forma interrogativa sofre algumas mudanças na
ordem de colocação das palavras. Colocamos o verbo antes do pronome, como se
estivéssemos dizendo e português sou eu, ao invés de eu sou numa tradução
literal do modo como as palavras aparecem na frase, veja o exemplo, observando
como são as respostas na forma afirmativa e negativa:
|
Take note:
As respostas das perguntas da caixa acima são
respostas curtas. Para respostas curtas e afirmativas não é utilizada a forma
contraída.Veja no quadro abaixo como são as perguntas e respostas curtas feitas
com verbo To Be:
Am
|
I
|
Yes,
|
I
|
am.
|
No,
|
I’m
|
Not
|
|
Are
|
You
|
Yes,
|
You
|
Are.
|
No,
|
You
|
Aren’t.
|
|
Is
|
He
She
It
|
Brazilian?
|
Yes,
|
He
She
It
|
Is.
|
No,
|
He
She
It
|
Isn’t.
|
Are
|
We
You
They
|
Yes,
|
We
You
they
|
Are.
|
No,
|
We
You
they
|
Aren’t.
|
N
|
ow it is your
turn! (confira
as respostas no final deste módulo)
Faça perguntas
e de respostas curtas. Veja o exemplo:
|
1.
The Amazon/ a desert?
It/a river?
2.
Airplanes/small?
They/big?
3.
Ronaldinho/a journalist?
He/a soccer player?
V
|
ocabulary.
Aqui você encontrará
boa parte das palavras em inglês que apareceram nesta primeira parte de nossa
apostila:
Do – fazer/verbo
auxiliary sem tradução em algumas perguntas.
Not – não
Be – ser/estar
Afraid – preocupar
Now – agora
It – ela/ele
Is – é/está
Your – sua
Turn – vez
English – Inglês
The – o,a,os,as
World – Mundo
Car – carro
Cat – gato
Pencil – lápis
Book – livro
Airplane – avião
Engineer – engenheiro
Architect – arquiteto
Monster – monstro
Artist – artista
President – preseidente
Singer – cantor/cantora
Journalist – jornalista
Actor – ator
Dog – cachorro
Soccer player – jogador
de futebol
Ice cream - sorvete
Chairs – cadeiras
Children – crianças
Egg -
ovo
Bus – onibus
Flowers – flores
Cow – vaca
Horse – cavalo
River – rio
Animal – animal
Planet – planeta
Country – pais
Star – estrela
Ocean – oceano
Park – parque
Street – rua
Frog – sapo
Brazilian – Brasileiro
American – Americano
Are – ser/estar
You – você
Too - também
And - e
We - nós
They – eles/elas
He – ele
She – ela
Singer – cantor/cantora
Pilot – piloto
Home – casa/lar
Actor – ator
Actress – atris
Magician - mágico
Star movie – estrela de
cinema
President – president
Student – etudante
Free – livre
Italian – Italiano
Great – legal/bom
Beautiful – bonita
State – estado
Airport – aerporto
Woman – mulher
Man – homem
Teacher – professor
States – estados
Of – do
South – sul
Famous – famoso/a
Person –
pessoa/personalidade
Housekeeper – dona- de-
casa
Ugly – feio/feia
Blue – azul
Small – pequeno
Bananas – bananas
Engineer – engenheiro
Sun – sol
Green – verde
Yellow – amarelo
White – branco
Flag – bandeira
Intelligent -
inteligente
Mammals – mamíferos
Rodents - roedores
Desert - deserto
River – rio
Kind – gentil/tipo
R
|
espostas.
Aqui
você encontrará sugestões de respostas para as questões que apareceram nesta
primeira parte de nossa apostila separadas por página.
Página 1: Shopping, pet shop, mouse,
off, white horse, red bull, old eight, camping. Etc. podemos ver
palavras em inglês em filmes, lojas, postos de gasolina, ônibus, aviões,
rodoviárias, televisão, etc.
Pagina
2: Canadá, Estados Unidos, Nova
Zelândia, Austrália, Índia, Inglaterra, Irlanda, África do Sul, Jamaica,etc.
Página
3: Jim Carrey is na actor. Pluto is a dog. Madonna is a Singer.
Ronaldo is a soccer player. Willian Bonner is a journalist. Xuxa is an
artist. Lula is a president.
Página
4: Primeira seqüência de desenhos: a cow, a bus, flowers, na egg. Segunda
sequencia: chairs, a horse, children, na ice cream. Final da página: The Polar? A star. The Mart? A planet.
The Cuba? A country. The dog? An
animal. The Atlantic? An ocean. The Tiete? A river.
Página 5: a)I am a Singer. b)He is a
pilot. c)Bob is a soccer player. d)My mother is at home. e)Will Smith is an
actor. f)Julia Roberts is an actress. g)Coperfield is a magician. h)Lula is a
president. i)John Travolta is a star movie. j)Bruce Willis is an actor.
Página 6: forma contraída Verbo To
Be: I’m, You’re, He’s, She’s, It’s, We’re,You’re,They’re. Final da página: a)She
is a great singer. b)She is a beautiful woman. c)He is a good man. d)It is a Park. e)It is a state. f)It is an airport. g)They are
beautiful. h)They are soccer players. i)She is a kind of flower. j)He is an
English teacher. k)He is a truck driver. l)They are states of south of Brazil. m)It/She/He
is a dog.
Página 7: a)We are not in Canada
now. We are in Brazil. b)Brazil is not a
small country. He is big. c)Demi Moore is not ugly. She is beautiful. d)Bananas
are not blue. They are yellow. e)The Brazilian flag is not red. It is green,
yellow, blue, and white. f)I am not an engineer. I am a teacher. g)The Sun is
not a planet. It is a star.
Números: One, two, three, four,
five, six, seven, eight, nine, ten.
Cores : Black, green, yellow, blue,
red, white, gray, pink.
Página 8: 1. Is the Amazon a desert?
No, it’s not. Is it a River? Yes, it is. 2. Are airplanes small? No, they
aren’t. Are they big? Yes, they are. Is Ronaldinho a journalist? No, he isn’t.
Is he a soccer player? Yes, he is.
Excelente trabalho! Lindo Blog.
ResponderExcluir